KANBAN
Na matéria de STEAM, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foram desafiados a gerenciar as tarefas diárias de outra pessoa (pai, mãe, irmão, etc). Para isto, utilizaram o conceito de Kanban, ferramenta criada pela empresa Toyota na década de 1960 e amplamente utilizada até hoje por empresas dos mais diversos seguimentos.
Mas afinal, o que é de fato o kanban?
Kanban é um termo japonês que significa “cartão”. O sistema recebeu esse nome pela própria empresa que o desenvolveu, a Toyota. Ele nada mais é do que um sistema ágil e visual para controle de produção ou gestão de tarefas.
Ser ágil significa permitir que as tarefas sejam gerenciadas com rapidez, acompanhando o ritmo de trabalho de equipes que possuem entregas com prazos bem apertados e que estão sempre correndo contra o tempo.
Esse sistema funciona através de um quadro com colunas e cartões coloridos, onde as colunas representam os produtos ou os status de fabricação do produto e as cores representam o nível de urgência para a produção de cada produto.
Atualmente, entretanto, o kanban transpôs os limites da indústria e é utilizado também em equipes de marketing, desenvolvimento de software, prestação de serviços e muitas outras.
Clique e baixe seu Kanban