DOM BOSCO

Dom BoscoUm dos fatores que constroem a nossa unidade como Congregação e como Família Salesiana, o primeiro, o mais forte, é o amor de Dom Bosco. Clique aqui e saiba mais sobre a vida desse Mestre.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Proposta Pedagógica

O Colégio Salesiano Santa Teresinha propõe uma educação humana integral, realizada por uma ação educativa capaz de contribuir, valiosamente, para a formação crítica, ética, social e política do educando...

SÍTIO SANTA TERESINHA

Sítio Santa Teresinha

Um paraíso rodeado por uma magnífica natureza de mata nativa de 52.000m2 de área, com trilhas ecológicas, plantas exóticas. Um lugar ideal para estudo do meio.

Tamanho do texto + -

O ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos é algo muito importante, pois é por meio da fala e escrita que as pessoas podem adquirir autonomia para viver em sociedade. Muitos desses alunos chegam com a autoestima em baixa, e nós como educadores, conseguimos perceber o quanto essa autonomia vinda da possibilidade de se aprender faz bem a esses alunos, a cada etapa ultrapassada.
Diferentemente do ensino regular; em que preparamos as crianças para o futuro, ou seja, vestibular, escolha de uma carreira, mercado de trabalho etc.; na Educação de Jovens e Adultos, o papel do professor consiste em ter a sensibilidade para atender aos alunos, em suas especificidades e em ações do cotidiano. Trazer situações reais para sala de aula, para que os alunos se sintam motivados a adquirir conhecimento e a acreditar que depois de estudar tanto, muitas vezes, com uma idade avançada, vale a pena.
Para tanto, o trabalho com os diversos gêneros textuais traz uma fôlego novo ao ensino na EJA e faz com que a realidade do aluno seja alcançada. Chamar a atenção dos alunos para os diversos textos, com os quais eles têm contato no dia a dia faz com que percebam o quanto é essencial saber qual são as particularidades de cada um desses textos, a exemplo, mostra-lhes o que faz uma bula de remédio ao aproximá-los da leitura. Assim, nesses diversos textos, trabalham com as situações corriqueiras, como ler as orientações de determinado produto de beleza, escrever uma carta para um amigo, preencher um recibo etc.
Em suma, o prazer de compartilhar conhecimento com esse público é algo inexplicável. Estar diante de pessoas que trazem uma carga de conhecimento e experiência de vida é fundamental para o trabalho docente. É um aprender diário. Sobretudo na Educação de Jovens e Adultos, não há um detentor de conhecimento, há uma troca de conhecimento e experiência que faz do dia a dia em sala de aula, um aprendizado constante.

Vanessa da Silva
Professora de Língua Portuguesa, formada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Três Lagoas - MS

Rua Dom Henrique Mourão, 201 - Santa Terezinha - São Paulo - SP - 02405-030
tel: (11) 2971-6900 - fax: (11) 2973-0079