Oratório

|
Oratório

Como surgiu?

Por volta de 1918, os Salesianos, adquiriram uma chácara no Alto de Santana, bairro do Chora Menino, onde construíram, em primeiro lugar, um campo de futebol (para variar) e um galpão para os alunos internos do Liceu (mais de 300) passearem e brincarem.
O Oratório Santa Teresinha foi fundado pelo P. Henrique Mourão, diretor do Liceu, em 8 de dezembro de 1924, na então chamada Chácara do Liceu, com o nome de “Oratório Festivo Nossa Senhora da Conceição” para atender os imigrantes italianos, alemães e principalmente portugueses que se instalaram no bairro.
A Igreja de Santa Teresinha começou a ser erguida no mesmo ano para cumprir um voto que o Padre Luiz Marcigaglia, naquele tempo Diretor do Liceu Coração de Jesus, fez à Teresa de Jesus, recém canonizada, em agradecimento pela proteção recebida durante a Revolução de 1924, episódio em que tropas rebeldes do Exército e da Força Pública de São Paulo, sob o comando do General Isidoro Dias Lopes, tentaram sufocar a resistência do Palácio dos Campos Elíseos, onde tropas legalistas defendiam o Governador Carlos de Campos. Várias vezes, as bombas dos canhões caíram dentro do Liceu, não ferindo nenhum dos internos. (Lembrando que, naquela época, o palácio do governo ficava a um quarteirão do Liceu).
Cumprindo a promessa do Padre Marsigaglia, em 1924, o Liceu começou a erguer a Capela dentro da referida chácara, contando com seus próprios recursos e auxílio dos Salesianos Cooperadores, capela essa que veio a ser inaugurada em 04 de abril de 1927. Anos mais tarde foi construída a Igreja de Santa Teresinha e por volta de 1933 motivado pela mobilização dos paroquianos para mudança do nome do bairro para Santa Teresinha em homenagem a santa Padroeira, teve o pedido acatado pela prefeitura.
A partir de então, o oratório passou a funcionar todos os finais de semana unido a catequese e o esporte até hoje.

Olá, bem-vindo ao atendimento do Colégio Salesiano Santa Teresinha!
Preencha aqui seus dados e fale conosco.