Educação Infantil

Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. Para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a instituição e a família são essenciais.

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), em seu artigo 4º, definem a criança como “sujeito histórico e de direitos, que interage, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e as brincadeiras, experiências por meio das quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.

Objetivos da Educação Infantil

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

  • Comunicar suas ideias e sentimentos com desenvoltura;
  • Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir;
  • Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações;
  • Movimentar-se de forma adequada ao interagir com colegas e adultos em brincadeiras e atividades;
  • Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo;
  • Coordenar, com precisão e eficiência suas habilidades motoras;
  • Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais;
  • Apreciar e participar de apresentações de manifestações artísticas;
  • Reconhecer as qualidades de som, utilizando-as em suas produções sonoras e ouvir músicas e sons;
  • Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita, de fotos, desenhos e outras formas de expressão;
  • Produzir suas próprias histórias orais e escritas;
  • Identificar gêneros textuais mais frequentes;
  • Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens em diferentes suportes;
  • Resolver situações-problema, formulando questões, levantando hipóteses, organizando dados, testando possibilidades de solução;
  • Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência;
  • Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte de patrimônio cultural.

Coordenação Pedagógica

Gislene Maria Magnossão Naxara é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e 1° ano do Colégio Salesiano Santa Teresinha e atua há 32 anos como educadora nesta instituição. Formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Mackenzie, cursou especializações em didática de 1ª a 4ª série, semiótica e aprendizagem cooperativa com novas tecnologias na Rede Salesiana, pós-graduação em Neurociência e Educação e Mestranda em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP).

Auxiliares de Apoio Pedagógico

Aline Ponce
Bruna Nunes Freire Gulart
Rosangela Secco

ATIVIDADES