Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. Para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a instituição e a família são essenciais.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), em seu artigo 4º, definem a criança como “sujeito histórico e de direitos, que interage, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e as brincadeiras, experiências por meio das quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.
Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Gislene Maria Magnossão Naxara é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e 1° ano do Colégio Salesiano Santa Teresinha e atua há 32 anos como educadora nesta instituição. Formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Mackenzie, cursou especializações em didática de 1ª a 4ª série, semiótica e aprendizagem cooperativa com novas tecnologias na Rede Salesiana, pós-graduação em Neurociência e Educação e Mestranda em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP).
Aline Ponce
Bruna Nunes Freire Gulart
Rosangela Secco