O ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental segue as Diretrizes Pastorais Evangelizadoras da Rede Salesiana Brasil, cujo processo está pautado na sistematização e consolidação processual dos conteúdos.
Além disso, o currículo é elaborado conforme os objetivos de aprendizagem que compreendem o desenvolvimento de habilidades e competências, em atendimento à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), essenciais para a formação integral e é dividida em cinco áreas do conhecimento: Linguagens (Língua Portuguesa, Música, Artes, Educação Física e Língua Inglesa); Matemática; Ciências da Natureza (Ciências); Ciências Humanas (Geografia e História); e Ensino Religioso.
Sendo assim, essa etapa tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante a capacidade de aprender por meio da assimilação ativa, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e da resolução de problemas.
Gislene Maria Magnossão Naxara é Coordenadora Pedagógica do 1° ano. Atua há 32 anos como educadora nesta instituição. Formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Mackenzie, cursou especializações em didática de 1ª a 4ª série, semiótica e aprendizagem cooperativa com novas tecnologias na Rede Salesiana, pós-graduação em Neurociência e Educação e Mestranda em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP).
Débora Regina de Freitas é Coordenadora Pedagógica do 2º e 3º ano. Atua há 32 anos como educadora nessa instituição. Formação em Magistério com especialização para Educação Infantil, licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, cursos complementares em Distúrbios de aprendizagem e Neurociências, especialização em Psicopedagogia Clínico Institucional.
Luiz Antonio Palermo é Coordenador Pedagógico do 4º e 5º ano. Atua na área de educação há 40 anos. Licenciado em: Desenho Geométrico, Pedagogia e Administração Escolar. Possui pós-graduação em Construção do Conhecimento e cursos de Gestão Escolar e Processos Educativos.
Aline Ponce
Ariana Zago
Bruna Nunes Freire Gulart
Flaviana Cardoso Boucinha
Marcia Karen Pestana
Marcela Batista da Rocha
Rosangela Secco
No Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), os estudantes deparam-se com diferentes realidades, principalmente diante das lógicas de organização dos diversos componentes curriculares e áreas específicas. Há um aprofundamento e maior ressignificação do repertório construído mediante experiências do Ensino Fundamental I, anos iniciais (1º ao 5º ano).
Nesse período, o estudante é levado a fortalecer a autonomia na vida acadêmica, em consonância com o protagonismo e o planejamento do projeto de vida.
É a fase de transição da infância para a adolescência, maturação de áreas e funções cerebrais responsáveis por transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. Nesse período de vida, como bem aponta o Parecer CNE/CEB nº 11/2010, ampliam-se os vínculos sociais e os laços afetivos, as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínios mais abstratos.
Antonio Carlos M. da Silva é coordenador pedagógico do 6º, 7º e 8º ano. Graduado em Matemática e Pedagogia, possui Especialização em Educação Matemática, Estatística Aplicada, Neuroaprendizagem além do MBA em Planejamento e Gestão Educacional. Atua também como Professor de Ensino Fundamental II, Médio e Superior.
Robson César Cardoso é coordenador pedagógico do 9º ano. Tem experiência na área de Física, com ênfase em ensino de Física. Cursou Engenharia Civil, Física e MBA em gestão escolar na Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do ABC. Há 20 anos trabalha com jovens estudantes do Ensino Médio e em curso pré-vestibular.
Patricia Mara de Abreu Góes é orientadora educacional do 6º, 7º e 8º ano. Atuou mais de 17 anos como educadora na Educação Infantil e no Fundamental I. Formação em Magistério, graduação em Comunicação Social e especialização em Orientação Educacional e Psicopedagogia.
Camila Gabriela de Souza Xavier é orientadora educacional do 9°ano. Atua há 4 anos como educadora nessa instituição. Bacharel e licenciada em ciências biológicas pela PUC-SP. Especialização em gestão ambiental e neurociência e educação.
Ana Claudia Matheus
Camila Silvestre
Carlos Magno Rodrigues Pinheiro
Geciara Aparecida Pereira Quirino
Heitor Salgado Silva