Ensino Fundamental I

O ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental segue as Diretrizes Pastorais Evangelizadoras da Rede Salesiana Brasil, cujo processo está pautado na sistematização e consolidação processual dos conteúdos.

Além disso, o currículo é elaborado conforme os objetivos de aprendizagem que compreendem o desenvolvimento de habilidades e competências, em atendimento à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), essenciais para a formação integral e é dividida em cinco áreas do conhecimento: Linguagens (Língua Portuguesa, Música, Artes, Educação Física e Língua Inglesa); Matemática; Ciências da Natureza (Ciências); Ciências Humanas (Geografia e História); e Ensino Religioso.

Sendo assim, essa etapa tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante a capacidade de aprender por meio da assimilação ativa, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e da resolução de problemas.

Objetivos do Ensino Fundamental I

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana, estabelecendo e ampliando as relações sociais;
  • A aquisição de confiança na superação de suas limitações;
  • Aprender a situar-se no universo cultural e letrado;
  • Utilizar diferentes linguagens;
  • Desenvolver suas capacidades cognitivas, sociais, emocionais e físicas.
  • A compreensão dos sistemas naturais e suas inter-relações bem como das diferentes formas de organização socioeconômicas, políticas e culturais;
  • O pré domínio das ferramentas tecnológicas atuais e a capacidade de assimilar inovações nesse campo;
  • A consciência, pelo sentido de existência e pelo respeito à diversidade de manifestações culturais, artísticas e sociais, do seu papel na construção de uma sociedade mais justa e fraterna;
  • O compromisso com a sustentabilidade socioambiental orientado por conhecimentos científicos sobre o funcionamento da natureza e da sociedade.

Coordenação

Gislene Maria Magnossão Naxara é Coordenadora Pedagógica do 1° ano. Atua há 32 anos como educadora nesta instituição. Formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Mackenzie, cursou especializações em didática de 1ª a 4ª série, semiótica e aprendizagem cooperativa com novas tecnologias na Rede Salesiana, pós-graduação em Neurociência e Educação e Mestranda em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP).

Débora Regina de Freitas é Coordenadora Pedagógica do 2º e 3º ano. Atua há 32 anos como educadora nessa instituição. Formação em Magistério com especialização para Educação Infantil, licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, cursos complementares em Distúrbios de aprendizagem e Neurociências, especialização em Psicopedagogia Clínico Institucional. 

Luiz Antonio Palermo é Coordenador Pedagógico do 4º e 5º ano. Atua na área de educação há 40 anos. Licenciado em: Desenho Geométrico, Pedagogia e Administração Escolar. Possui pós-graduação em Construção do Conhecimento e cursos de Gestão Escolar e Processos Educativos.

Auxiliares de Apoio Pedagógico

Aline Ponce
Ariana Zago
Bruna Nunes Freire Gulart
Flaviana Cardoso Boucinha
Marcia Karen Pestana
Marcela Batista da Rocha
Rosangela Secco

Ensino Fundamental II

No Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), os estudantes deparam-se com diferentes realidades, principalmente diante das lógicas de organização dos diversos componentes curriculares e áreas específicas. Há um aprofundamento e maior ressignificação do repertório construído mediante experiências do Ensino Fundamental I, anos iniciais (1º ao 5º ano).

Nesse período, o estudante é levado a fortalecer a autonomia na vida acadêmica, em consonância com o protagonismo e o planejamento do projeto de vida.

É a fase de transição da infância para a adolescência, maturação de áreas e funções cerebrais responsáveis por transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. Nesse período de vida, como bem aponta o Parecer CNE/CEB nº 11/2010, ampliam-se os vínculos sociais e os laços afetivos, as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínios mais abstratos.

Objetivos do Fundamental II

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
  • Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  • Utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  • Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  • Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Coordenação Pedagógica

Antonio Carlos M. da Silva é coordenador pedagógico do 6º, 7º e 8º ano. Graduado em Matemática e Pedagogia, possui Especialização em Educação Matemática, Estatística Aplicada, Neuroaprendizagem além do MBA em Planejamento e Gestão Educacional. Atua também como Professor de Ensino Fundamental II, Médio e Superior.

Robson César Cardoso é coordenador pedagógico do 9º ano. Tem experiência na área de Física, com ênfase em ensino de Física. Cursou Engenharia Civil, Física e MBA em gestão escolar na Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do ABC. Há 20 anos trabalha com jovens estudantes do Ensino Médio e em curso pré-vestibular.

Orientadores Educacionais

Patricia Mara de Abreu Góes é orientadora educacional do 6º, 7º e 8º ano. Atuou mais de 17 anos como educadora na Educação Infantil e no Fundamental I. Formação em Magistério, graduação em Comunicação Social e especialização em Orientação Educacional e Psicopedagogia.

Camila Gabriela de Souza Xavier é orientadora educacional do 9°ano. Atua há 4 anos como educadora nessa instituição. Bacharel e licenciada em ciências biológicas pela PUC-SP. Especialização em gestão ambiental e neurociência e educação.

Auxiliares de Coordenação

Ana Claudia Matheus
Camila Silvestre
Carlos Magno Rodrigues Pinheiro
Geciara Aparecida Pereira Quirino
Heitor Salgado Silva

ATIVIDADES