Esporte e Dança

MODALIDADES

Iniciação esportiva

Objetivos: Possibilitar à criança oportunidade de conhecer e vivenciar as diferentes modalidades esportivas (Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei e Atletismo), por meio de jogos adaptados e pré-desportivos, promovendo a iniciação e o desenvolvimento dos fundamentos técnicos exigidos em cada modalidade, além de promover a socialização e desenvolver o indivíduo por inteiro.

Futebol e society

Objetivos: Desenvolver as capacidades motoras (deslocamento, resistência, força, velocidade e agilidade) e os fundamentos técnicos (domínio e controle de bola, passes, dribles, chutes e ações específicas do goleiro). Adquirir conhecimentos práticos e teóricos sobre os diferentes sistemas táticos de jogo e tipos de marcação.

Voleibol

Objetivos: Promover a aprendizagem sequencial dessa modalidade esportiva. Adquirir, desenvolver e aprimorar, por meio de prática e palestras teóricas os aspectos relacionados ao nível de eficiência dos fundamentos técnicos, o condicionamento físico específico, o conhecimento de variações táticas de jogo e as regras oficiais. Além disso, possibilitar momentos de integração sócioafetivas entre os alunos, ressaltando o respeito quanto às diferenças de potencialidades e limitações dos participantes, promover a cultura de hábitos saudáveis nutricionais e de higiene e auxiliar na reflexão sobre situações que envolvam sucesso e fracasso, cooperação e senso de responsabilidade.

Handebol

Objetivos: Desenvolver as capacidades motoras (deslocamentos, saltos, resistência, força e velocidade), além de adquirir conhecimentos práticos e teóricos sobre os diferentes sistemas táticos de jogo. Por meio de uma sequência pedagógica focada em iniciação, desenvolvimento e aprimoramento dos fundamentos técnicos (arremessos, passes, dribles, fintas e ações específicas do goleiro), proporciona a percepção no seu desempenho e desenvolvimento social, participando de amistosos, torneios e campeonatos.

Basquete

Objetivos: Desenvolver as capacidades motoras (deslocamentos, resistência, força, velocidade e agilidade). Por meio de uma sequência pedagógica focada na iniciação, desenvolve e aprimora os fundamentos técnicos (domínio e controle de bola, passes, dribles e vários tipos de arremessos). Além de adquirir conhecimentos práticos e teóricos sobre os diferentes sistemas táticos de jogo, também desenvolve vários tipos de marcação e aspectos afetivos e sociais por meio de atividades em grupos com metas em comum.

Ginástica Artística

Objetivos: Possibilitar à criança conhecer e dominar seu próprio corpo e relacionar-se com o mundo externo, por meio de situações criadas e vivenciadas, expressando-as corporalmente. Contribuir para a formação integral da criança, ou seja, o desenvolvimento harmônico do domínio cognitivo, afetivo, social e motor, valorizando a autoestima e a autoconfiança do aluno. Durante as aulas, os alunos vivenciam e exploram diferentes experiências corporais, referentes à Ginástica Olímpica.

Dança

Objetivos: A proposta do grupo de Dança resume-se na busca de uma prática pedagógica coerente com a realidade escolar, garantindo o aprendizado de um vasto repertório motor e artístico, a fim de que seus participantes se apresentem de maneira autônoma, de acordo com suas necessidades, estimulando os movimentos espontâneos e a precisão do gesto. Dessa forma, é indispensável agir, para que as alunas compreendam o que fazem e o porquê o fazem, pois o movimento expressivo é, antes de tudo, um movimento consciente.

Judô

Objetivos: Desenvolver o respeito, autocontrole, perseverança, disciplina, coragem e humildade. É uma arte Marcial japonesa que tem suas origens no antigo jiu-jitsu. Consiste em treinamentos sistematizados para desenvolver força, equilíbrio, flexibilidade e agilidade por meio de técnicas de arremesso e imobilizações dentre outras. As bases técnicas e filosóficas desse esporte fazem do Judô um meio eficaz para o aprimoramento do físico, do intelecto e do caráter.

Capoeira

Objetivos: Ensinar a história da Capoeira e dos instrumentos musicais. Conhecer e compreender os diferentes tipos de jogos, movimentos e golpes. Aprender diferenciar os toques de cada tipo de jogo, compreender e vivenciar as regras e conduta da Capoeira. Perceber a sua ciência folclórica e artística e demonstrar a Capoeira como jogo, dança, esporte, brincadeira e não apenas como luta. Seus princípios são: despertar o respeito ao próximo, valorizar o trabalho em equipe, despertar o espírito de liderança, a curiosidade por novos conhecimentos e auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora.

Tênis

Objetivos: Desenvolver o Tênis no contexto escolar na prática entre amigos na escola, estimulando as crianças a terem bons hábitos e valores que o tênis proporciona por meio das suas regras e código de conduta. Benefícios sociais, psicológicos e físicos. Desenvolver as habilidades motoras básicas no período formativo da criança. Aprender a técnica do tênis para dar condições ao aluno jogar em qualquer tamanho de quadra.