Horários das Aulas

Ed. Inf. e 1º ano - 7h às 11h50 / 13h às 17h50.
COM PERÍODO INTEGRAL OPCIONAL.

Ens. Fundamental

- 2º ao 5º ano - 7h às 12h / 13h às 18h.

- 6º ao 9º ano - 7h às 12h30.

Ensino Médio - 7h às 12h30.

Com dia integral

- 1ª e 2ª série - 2ª e 4ª feira das 13h50 às 17h30.

- 3ª série - 2ª e 4ª feira das 13h50 às 16h20.

Venha conhecer o colégio

Visitas: de terça a sexta às 8h ou às 16h.
Deverá ser realizado um agendamento prévio por meio do número de telefone 2971-6900 ramal: 121, 232 e 115.

Atendimento Secretaria

Segunda a sexta, das 8h às 17h.

Endereço

Rua Dom Henrique Mourão, 201
Santa Terezinha - São Paulo - SP - 02405-030

tel: (11) 2971-6900 - fax: (11) 2973-0079

como chegar

Aulaweb

Ferramenta de apoio ao aluno. Nela, os professores disponibilizam aulas, leituras extras, arquivos de apoio, lista de exercício, links entre outros materiais que podem contribuir para o processo de ensino.

Acadêmico Web

Por meio dessa ferramenta é possível verificar o rendimento escolar do aluno a partir do 2º ano, e o acompanhamento pedagógico a partir do 6º ano.

Esportes e Dança

Modalidades

Extracurriculares > Esportes e Dança


Iniciação Esportiva

Objetivos:

Possibilitar à criança oportunidade de conhecer e vivenciar as modalidades esportivas (Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei e Atletismo), por meio de jogos adaptados e pré-desportivos, promovendo a iniciação e o desenvolvimento dos fundamentos técnicos exigidos em cada modalidade, além de promover a socialização e desenvolver o indivíduo por inteiro.


Futsal

Objetivos:

Desenvolver as capacidades motoras (deslocamento, resistência, força, velocidade e agilidade). Por meio de uma sequência pedagógica focada na iniciação, desenvolve e aprimora os fundamentos técnicos (domínio e controle de bola, passes, dribles, chutes e ações específicas do goleiro).

Além de adquirir conhecimentos práticos e teóricos sobre os diferentes sistemas táticos de jogo (2x2, 3x1 e 1x3), também desenvolve vários tipos de marcação: individual, por zona, mista, meia quadra e quadra inteira.


Voleibol

Objetivos:

Promover a aprendizagem sequencial dessa modalidade esportiva, nos diferentes níveis de habilidade: básico, intermediário e avançado.

Adquirir, desenvolver e aprimorar, por meio de prática e palestras teóricas os aspectos relacionados ao nível de eficiência dos fundamentos técnicos, o condicionamento físico específico, o conhecimento de variações táticas de jogo e as regras oficiais.

Além disso, possibilitar momentos de integração sócio-afetivas entre os alunos do Colégio Salesiano e de outros estabelecimentos de ensino, ressaltando o respeito quanto às diferenças de potencialidades e limitações dos participantes, promover a cultura de hábitos saudáveis nutricionais e de higiene e auxiliar na reflexão sobre situações que envolvam sucesso e fracasso, cooperação e senso de responsabilidade.


Handebol

Objetivos:

Desenvolver as capacidades motoras (deslocamentos, saltos, resistência, força e velocidade), além de adquirir conhecimentos práticos e teóricos sobre os diferentes sistemas táticos de jogo: 6x0, 5x1, 4x2 e 2x4.

Por meio de uma sequência pedagógica focada em iniciação, desenvolvimento e aprimoramento dos fundamentos técnicos (arremessos, passes, dribles, fintas e ações específicas do goleiro), proporciona a percepção no seu desempenho e desenvolvimento social, participando de amistosos, torneios e campeonatos.


Basquete

Objetivos:

Desenvolver as capacidades motoras (deslocamentos, resistência, força, velocidade e agilidade). Através de uma sequência pedagógica focada na iniciação, desenvolve e aprimora os fundamentos técnicos (domínio e controle de bola, passes, dribles e vários tipos de arremessos).

Além de adquirir conhecimentos práticos e teóricos sobre os diferentes sistemas táticos de jogo, 2x1x2, 2x3, 1x3x1, também desenvolve vários tipos de marcação, individual, por zona, meia quadra e quadra inteira e aspectos afetivos e sociais através de atividades em grupos com metas em comum.


Ginástica Artística

Objetivos:

Possibilitar à criança conhecer e dominar seu próprio corpo e relacionar-se com o mundo externo, por meio de situações criadas e vivenciadas, expressando-as corporalmente.

Contribuir para a formação integral da criança, ou seja, o desenvolvimento harmônico do domínio cognitivo, afetivo, social e motor, valorizando a auto-estima e a autoconfiança do aluno.

Durante as aulas, os alunos vivenciam e exploram diferentes experiências corporais, referentes à Ginástica Olímpica, tais como: estações, percursos e circuitos, num ambiente envolvente, intencional e significativo. Os diferentes materiais e aparelhos apresentados e trabalhados contribuem para a motivação e interesse do grupo.


Dança

Objetivos:

A proposta do grupo de Dança resume-se na busca de uma prática pedagógica coerente com a realidade escolar, garantindo o aprendizado de um vasto repertório motor e artístico, a fim de que seus participantes se apresentem de maneira autônoma, de acordo com suas necessidades, estimulando os movimentos espontâneos e a precisão do gesto.

Dessa forma, é indispensável agir, para que as alunas compreendam o que fazem e por que o fazem, pois o movimento expressivo é, antes de tudo, um movimento consciente.


Judô

Objetivos:

É desenvolver o respeito, autocontrole, perseverança, disciplina, coragem e humildade. É uma arte Marcial japonesa que tem suas origens no antigo jiu-jitsu.

Consiste em treinamentos sistematizados para desenvolver força, equilíbrio, flexibilidade e agilidade por meio de técnicas de arremesso e imobilizações dentre outras.

As bases técnicas e filosóficas desse esporte fazem do Judô um meio eficaz para o aprimoramento do físico, do intelecto e do caráter.


Capoeira

Objetivos:

Ensinar a história da Capoeira e dos instrumentos musicais. Conhecer e compreender os diferentes tipos de jogos, movimentos e golpes. Aprender diferenciar os toques de cada tipo de jogo, compreender e vivenciar as regras e conduta da Capoeira.

Perceber a ciência folclórica e artística da Capoeira e demonstrar a Capoeira como jogo, dança, esporte, brincadeira e não apenas como luta.

Os princípios da Capoeira são: despertar o respeito ao próximo, valorizar o trabalho em equipe, despertar o espírito de liderança, a curiosidade por novos conhecimentos e auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora.


Tênis

Desenvolver o Tênis no contexto escolar na prática entre amigos na escola, estimulando as crianças a terem bons hábitos e valores que o tênis proporciona através das suas regras e código de conduta.

Benefícios sociais, psicológicos e físicos.

Desenvolver as habilidades motoras básicas no período formativo da criança.

Aprender a técnica do tênis para dar condições ao ALUNO jogar em qualquer tamanho de quadra.

Confira o que está acontecendo nos outros setores

1ª série

PAREI DE
FUMAR, E AÍ?

Confira um relato sobre a palestra

5º ano

PLURALIDADE
CULTURAL

Alunos do 5º ano fazem releitura de obra de Tarsila do Amaral

Ensino Médio

PREVENÇÃO
Desafio da Baleia Azul

Programa de prevenção e combate ao jogo