Nesta etapa, o ensino e aprendizagem estão pautados na sistematização e consolidação processual dos conteúdos, tendo por objetivo a formação básica do cidadão, mediante a capacidade de aprender por meio da assimilação ativa, utilizando-se como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e da resolução de problemas.
Além disso, o currículo é elaborado conforme os objetivos de aprendizagem que compreendem o desenvolvimento de habilidades e competências, em atendimento à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), essenciais para a formação integral. Cinco áreas do conhecimento: Linguagens (Língua Portuguesa, Música, Artes, Educação Física e Língua Inglesa); Matemática; Ciências da Natureza (Ciências); Ciências Humanas (Geografia e História); e Ensino Religioso.
Cybele Roncato Zancarli é Coordenadora Pedagógica do 1º ano e atua na área de educação há mais de 25 anos. Licenciada em Pedagogia com habilitação em Orientação e Supervisão Escolar. Pós-graduada em Psicopedagogia e especialista em Gestão Pedagógica e Formação em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz, com MBA em Gestão Educacional e mestranda em Formação de Formadores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP).
Débora Regina de Freitas é Coordenadora Pedagógica do 2º ao 5º ano e atua há 32 anos como educadora nessa instituição. Formação em Magistério com especialização para Educação Infantil, licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, cursos complementares em Distúrbios de aprendizagem e Neurociências, especialização em Psicopedagogia Clínico Institucional.
Patricia Mara de Abreu Góes é Orientadora Educacional do 2º ao 5º ano.Atuou mais de 17 anos como educadora na Educação Infantil e no Fundamental I. Formação em Magistério, graduação em Comunicação Social e especialização em Orientação Educacional e Psicopedagogia.
Nesse período, há um aprofundamento e maior ressignificação do repertório construído mediante experiências do Ensino Fundamental I e uma preparação para o ingresso no Ensino Médio.
O estudante é levado a fortalecer a autonomia na vida acadêmica em consonância com o protagonismo e o planejamento do projeto de vida, ampliando assim seu repertório intelectual.
Antonio Carlos M. da Silva é coordenador pedagógico do 6º, 7º e 8º ano, graduado em Matemática e Pedagogia, possui Especializações em Educação Matemática, Estatística Aplicada, Neuroaprendizagem, Psicopedagogia, Tecnologias e Educação a Distância, além do MBA em Planejamento e Gestão Educacional. Atua também como professor de Ensino Fundamental II, Médio e Superior.
Robson César Cardoso é coordenador pedagógico do 9º ano. Tem experiência na área de Física, com ênfase em ensino de Física. Cursou Engenharia Civil, Física e MBA em gestão escolar na Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do ABC. Há 20 anos trabalha com jovens estudantes do Ensino Médio e em curso pré-vestibular.
Claudia Roberta Zanchin Vanzoé Orientadora Educacional do 6º, 7º e 8º ano. Atuou como psicóloga escolar nos Colégios Salesiano Santa Teresinha e Liceu Coração de Jesus em 2019 e 2020. Graduação e licenciatura em Psicologia e Mestrado em Serviço Social – PUC/SP. Professora e Coordenadora do Serviço-Escola de Psicologia no Ensino Superior.
Camila Gabriela de Souza Xavier é orientadora educacional do 9°ano. Atua há 4 anos como educadora nessa instituição. Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela PUC-SP. Especialização em Gestão Ambiental e Neurociência e Educação.