Ensino Fundamental I

Nesta etapa, o ensino e aprendizagem estão pautados na sistematização e consolidação processual dos conteúdos, tendo por objetivo a formação básica do cidadão, mediante a capacidade de aprender por meio da assimilação ativa, utilizando-se como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e da resolução de problemas.

Além disso, o currículo é elaborado conforme os objetivos de aprendizagem que compreendem o desenvolvimento de habilidades e competências, em atendimento à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), essenciais para a formação integral. Cinco áreas do conhecimento: Linguagens (Língua Portuguesa, Música, Artes, Educação Física e Língua Inglesa); Matemática; Ciências da Natureza (Ciências); Ciências Humanas (Geografia e História); e Ensino Religioso.

Objetivos do Ensino Fundamental I

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana, estabelecendo e ampliando as relações sociais;
  • A aquisição de confiança na superação de suas limitações;
  • Aprender a situar-se no universo cultural e letrado;
  • Utilizar diferentes linguagens;
  • Desenvolver suas capacidades cognitivas, sociais, emocionais e físicas.
  • A compreensão dos sistemas naturais e suas inter-relações bem como das diferentes formas de organização socioeconômicas, políticas e culturais;
  • O pré domínio das ferramentas tecnológicas atuais e a capacidade de assimilar inovações nesse campo;
  • A consciência, pelo sentido de existência e pelo respeito à diversidade de manifestações culturais, artísticas e sociais, do seu papel na construção de uma sociedade mais justa e fraterna;
  • O compromisso com a sustentabilidade socioambiental orientado por conhecimentos científicos sobre o funcionamento da natureza e da sociedade.

Coordenação

Cybele Roncato Zancarli é Coordenadora Pedagógica do 1º e 2º ano e atua na área de educação há mais de 25 anos. Licenciada em Pedagogia com habilitação em Orientação e Supervisão Escolar. Pós-graduada em Psicopedagogia e especialista em Gestão Pedagógica e Formação em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz, com MBA em Gestão Educacional e mestranda em Formação de Formadores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP).

Débora Regina de Freitas é Coordenadora Pedagógica do 3º ao 5º ano e atua há 32 anos como educadora nessa instituição. Formação em Magistério com especialização para Educação Infantil, licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, cursos complementares em Distúrbios de aprendizagem e Neurociências, especialização em Psicopedagogia Clínico Institucional. 

Ensino Fundamental II

Nesse período, há um aprofundamento e maior ressignificação do repertório construído mediante experiências do Ensino Fundamental I e uma preparação para o ingresso no Ensino Médio.

O estudante é levado a fortalecer a autonomia na vida acadêmica em consonância com o protagonismo e o planejamento do projeto de vida, ampliando assim seu repertório intelectual.

Objetivos do Fundamental II

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
  • Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  • Utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  • Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  • Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Coordenação Pedagógica

Antonio Carlos M. da Silva é coordenador pedagógico do 6º, 7º e 8º ano, graduado em Matemática e Pedagogia, possui Especializações em Educação Matemática, Estatística Aplicada, Neuroaprendizagem, Psicopedagogia, Tecnologias e Educação a Distância, além do MBA em Planejamento e Gestão Educacional. Atua também como professor de Ensino Fundamental II, Médio e Superior.

Robson César Cardoso é coordenador pedagógico do 9º ano. Tem experiência na área de Física, com ênfase em ensino de Física. Cursou Engenharia Civil, Física e MBA em gestão escolar na Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do ABC. Há 20 anos trabalha com jovens estudantes do Ensino Médio e em curso pré-vestibular.

Orientadores Educacionais

Patricia Mara de Abreu Góes é orientadora educacional do 6º, 7º e 8º ano. Atuou mais de 17 anos como educadora na Educação Infantil e no Fundamental I. Formação em Magistério, graduação em Comunicação Social e especialização em Orientação Educacional e Psicopedagogia.

Camila Gabriela de Souza Xavier é orientadora educacional do 9°ano. Atua há 4 anos como educadora nessa instituição. Bacharel e licenciada em ciências biológicas pela PUC-SP. Especialização em gestão ambiental e neurociência e educação.

ATIVIDADES